5 mulheres importantes da indústria dos jogos eletrônicos
Não é de hoje que as mulheres vêm ganhando destaques em praticamente todos os seguimentos do mundo. Consequentemente na indústria dos games não poderia ser diferente. De acordo com a pesquisa Game Brasil 2020, 73,8% dos brasileiros consomem jogos eletrônicos num geral, 53,8% desses brasileiros são mulheres.
Primordialmente, vamos citar 5 mulheres que de alguma forma, participaram no desenvolvimento de jogos, com roteiro, arte, trilha sonora, dublagem etc.
Luiza Caspary:
A dubladora Brasileira já interpretou Clementine em The Walking Dead; Faith em Far Cry 5; Coco de Crash Bandicoot 4: It’s About Time; e Ellie nos dois jogos de The Last of Us. Além disso possuí carreira de atriz, cantora e compositora.
Liz Albl:
Participou do desenvolvimento de Far Cry 4 e 5 e foi uma das responsáveis pelo roteiro do jogo Ghost of Tsushima. Assim também, o recente lançamento da desenvolvedora Sucker Punch está concorrendo ao BAFTA de Narrativa junto com Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e outros grandes lançamentos de 2020.
Kellee Santiago:
Projetista e produtora de jogos eletrônicos, além de ser a fundadora da Thatgamecompany da qual ocupou o cargo de presidente da empresa durante o desenvolvimento do jogo indie Journey, em 2012. Enquanto é palestrante TED de jogos eletrônicos e arte e é uma das apoiadoras do Indie Fund, um grupo que investe no desenvolvimento de jogos eletrônicos independentes.
Amora Bettany:
Uma das brasileiras que trabalhou no jogo Celeste, na parte de arte, um dos pontos mais elogiados do jogo. Posteriormente também trabalhou nas artes do jogo indie TowerFall e em Out There Somewhere.
Amy Hennig:
Amy tem uma longa carreira como roteirista, tendo passado pela EA, Nintendo e Crystal Dynamics. No entanto, ficou muito conhecida após criar a série Uncharted, e em sua passagem pela Naughty Dog escreveu as duas primeiras aventuras de Nathan Drake e ganhou o premio Writer’s Guild of America por Uncharted 2: Among Thieves.