Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

Madden NFL não realiza potencial da franquia


Madden NFL 22 parece se perder nas tentativas de melhoria e acaba por trazer ideias menos inspiradoras que edições passadas.

O game

Antes de tudo, a EA Sports assumiu o compromisso de melhorar as novas versões da aclamada série de jogos simuladores de futebol americano. Afinal, venhamos e convenhamos: ano após ano, era o mesmo título com melhorias quase imperceptíveis e mais bugs do que novidades. Em primeira mão, já digo: se espera algo revolucionário de Madden NFL 22, esqueça. O game equilibra a renovação de poucos modos e melhoria em acessibilidade com, bem, os mesmos erros de sempre.

Madden NFL 22 adicionou algumas novidades à apresentação, como os menus do jogo e as artes do jogo. Ele também adiciona algumas novas animações de jogador no campo que fazem certas interações, como reações a agarrar, deslizar e mergulhar, parecerem mais realistas.

No geral, os maiores acertos da nova versão são os modos “Franchise” (quase uma master league da NFL) e “Face Of The Franchise” (que mistura tons de “Rumo ao Estrelato” com o “Jornada”, de FIFA), nos quais os players podem fazer a gestão de carreira do próprio time ou do jogador – independentemente da posição.

Franchise

Escolha sua franquia e assuma a posição de dono, treinador ou jogador, neste modo mais gerencial e cheio de desafios estratégicos. Escolha quem você deseja aprimorar ou demitir, identifique limitações e oportunidades nos mais variados setores de sua franquia.

Face Of The  Franchise

Aqui onde assumimos o controle de um personagem que recém concluiu sua carreira no College Football e está prestes a ser draftado.

As interações, as reações e as situações proporcionadas são tão genuínas que são empolgantes. Um modo muito promissor, e principalmente pra mim, um dos melhores, por permitir uma boa experiência local, não dependendo dos servidores.

Algumas melhorias já haviam sido notadas ao longo da vida útil de Madden 21, mas foi realmente neste ano que certos patamares mais altos foram alcançados. Ou seja, ao trazer boas narrativas alinhadas às simulações de gestão mais estratégicas da modalidade.

Um bom simulador apenas para fãs de NFL

Apesar da perda de qualidade gráfica, fora os bugs, jogar uma partida de futebol americano em Madden NFL 22 é muito legal e divertido. O jogo traz uma verdadeira experiência. A narração, a ambientação, os sons da torcida, avisos de jogos ocorrendo paralelamente e demais resultados do calendário faz com que seja única.

Diferente de outras franquias de games de esportes da EA Sports que focam no coletivo, como FIFA.

Seja em partidas de quase em tempo real (60 minutos) ou em fast plays (cerca de 20 minutos), o jogo força o pensamento de quem está com o controle na mão para decidir qual será o movimento a seguir. Claro, na maioria das vezes furar o bloqueio da linha ofensiva para conseguir um sack ou forçar um passe errado é mais legal do que focar em uma zona do campo marcada ou sair correndo atrás do WR adversário. Apesar disso, o game é esperto o bastante ao fornecer antes de cada partida opções de atuar somente na defesa ou no ataque.

Dê uma chance ao jogo, mas talvez não durante o lançamento

O game não atendeu as expectativas da comunidade em relação à franquia Madden. De qualquer forma, caso você se interesse por futebol americano talvez o novo jogo da NFL pode ser um bom local para começar. Mesmo não disposto a ensinar o básico, o título é prático em certos aspectos e diverte com estratégias e o clima intenso do esporte.

A expectativa é que, com o aumento do consumo de futebol americano no Brasil, e a consequente maior busca pelo jogo, possamos vir a ter jogos regionalizados, já que o Madden NFL 22 ainda possui apenas áudio e legendas em inglês.

Contudo, se você não faz questão de se atualizar com jogadores novos, Ultimate Team, talvez seja melhor não adquirir o game no início de temporada e esperar pelo Super Bowl.