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Quem está certo?


NBA 2K20 x Estúdio de tatuagem

Me lembro como se fosse ontem o dia em que o pai me apresentou ao basquete. Era 1995 e pouco antes do meu aniversário, que é na metade de maio, contraí uma virose, então o cenário era: eu e meu pai; emergência do pronto socorro; madrugada e muita febre junto com aquelas coisas que vocês sabem que toda virose traz consigo, televisão sintonizada (sim, naquela época era por antena) na BAND e vi pela primeira vez um jogo de NBA, não vi o jogo todo mas fiquei impressionado com um jogador em específico Hakeem Olajuwon. Meu pai, vendo que ali nascia um grande fã da NBA, no meu aniversário presenteou-me com a camisa de ninguém mais ninguém menos do que Hakeem Olajuwon, número 34, camisa vermelha do Houston Rockets. No final das contas acabei virando torcedor do New York Knicks, mas desde então  sempre acompanho a NBA tanto na TV quanto no videogame desde o Mega Drive.

Este prefácio tinha apenas o intuito de elucidar o quanto eu gosto deste esporte tanto nas tela quanto nos videogames, porque o objetivo deste texto é outro. Recentemente acompanhando um canal no YouTube chamado “Bandeja” que tem como basquete a sua pauta central, me deparei com uma polêmica deveras controversa.

O mercado dos games licenciados pela NBA é liderado com bastante sobra pela Take- Two Interactive, que em 2016 foi processada pela Solid Oaks Sketches (detentora dos direitos autorais dos desenhos das tatuagens de Lebron James e outros atletas) por não repassar para a empresa os valores do direito da imagem das tatuagens presentes no game. Abaixo seguirá o link do vídeo original do canal “BANDEJA”  0nde está tudo detalhado sobre o assunto, mas o ponto nevrálgico disso é que caso a Solid Oaks Sketches vença essa batalha, estaremos adiante de uma grande transformação na perspectiva de direitos autorias sobre os games.

Jogos como FIFA, MLB: The Show, NBA 2k, NBA Live, Madden e NHL caso queiram reproduzir fielmente seus jogos teriam que além de pagar os direitos de imagem dos jogadores, pagar também os estúdios de tatuagem sob pena de não poder reproduzir com fidelidade os jogadores nos jogos. Analisando friamente a situação, me parece um pouco de mesquinharia dos estúdios ou dos artistas, cobrarem novamente por algo que já foi pago anteriormente pelo próprio jogador, e que posteriori já havia acertado seus direitos de imagem com a produtora do game. Acredito que o holofote posto sob o tatuador ou sob o estúdio por tatuar celebridades como Lebron James e outros jogadores já seja o suficiente para questões de visibilidade e propaganda, mas não é o que parece não é verdade? Haverá sempre aquele que quer abocanhar uma fatia do bolo que não é seu.

Imagem em destaque:

Criador: MediaNews Group/Los Angeles Dail
Direitos autorais: Los Angeles Daily News
Informação extraída do IPTC Photo Metadata.
NBA 2K20 x Estúdio de tatuagem