Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

O poder de transformação dos videogames


Você pode pensar que os videogames são apenas uma forma de entretenimento para crianças mas isso pode não ser completamente a verdade.

Hernam Narula

Herman Narula é um empresário Britanico-Indiano, CEO da Improbable Worlds Limited.

Ele tem uma ideia diferente sobre o que os vídeo games podem propiciar para a humanidade.

O ceticismo

Em sua palestra para o TED, ele começa falando sobre como as mídias sociais como, Facebook, Orkut, Myspace entre outras não eram levadas a sério em seu inicio.

Mas lembra que hoje temos alguns políticos eleitos praticamente apenas através das redes sociais.

E no ponto de vista do Narula, estamos prestes a ver essa mudança de paradigma para os vídeo games também. Mudanças em como estudamos e aprendemos, no convívio social e em como ganhamos dinheiro.

 

Conexão entre pessoas

Hoje existem mais de 2,6 bilhões de pessoas que jogam videogames, e já desmistificando a frase introdutória desse post, a média de idade desses jogadores é de 34 anos.

Mostrando assim que não é apenas um entretenimento infantil, mas sim uma forma de cultura, que já se integrou as nossas vidas.

Os jogos estão interligando as pessoas de formas inimagináveis, estatisticamente duas pessoas que estão em lados opostos de conflitos, estão se encontrando online através de matchmaking e nem sabem.

A escala e suas mudanças

Os videogames a um tempo atras eram limitados pelo poder computacional que exista, mas isso vem mudando de forma rápida com os avanços tecnológicos.

Mesmo para jogos considerados gigantes, como World of Warcraft e mais recentemente Fortnite, acabam sendo compostos de diversos universos menores.

Mas com os avanços da tecnologia, hoje já somos capazes de criar universos praticamente infinitos, com incontáveis possibilidades de jogabilidade e interação.

Universos que são gerados em tempo real, proceduralmente, e no alcance de Bilhões de pessoas.

Essa escala pode e deve ser usada para que assim possamos nos conectar novamente com outras pessoas, porque com a evolução que passamos nos últimos tempos com as redes sociais, nossas diferenças foram potencializadas e expostas.

Imagine um universo criado dentro de um videogame, no qual as pessoas precisem realizar tarefas em conjunto para atingirem algum objetivo maior. Isso já está sendo feito em jogos como:

Jogos nos quais a comunidade precisa se interligar e compartilhar informações para assim desbloquear novas funcionalidades e partes dos jogos.

Games interligando pessoas

Essas novas experiencias que podemos ter com jogos, tem o potencial de reavivar a empatia, o senso de comunidade, a vontade de ajudar e ser ajudado para prosperar.

Fazendo com que seja possível, que milhões de pessoas coabitem o mesmo espaço e trabalhem juntos, a ultima vez que isso aconteceu as circunstancias não eram as melhores (Construção das Pirâmides ou conflitos).

Então porque não usamos todo esse poder que está a nossa disponibilidade, para alcançarmos novas conquistas para a sociedade? Melhorar o intercambio entre os povos? Apresentar diferentes pontos de vista?

Hoje com um celular qualquer pessoa tem acesso a esses universos, a criança na sala, o pedreiro em uma obra, o médico no consultório. E isso pode ser uma ferramenta extremamente forte para mudarmos o mundo.

forma de entretenimento para crianças