Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

O que são eSports?


Esportes Eletrônicos ou eSports são uma nova modalidade surgida há poucos anos. Desde então vêm dominando o mercado de games, sendo assim, atraindo legiões de jovens no mundo.

A história do eSports

Embora os esportes eletrônicos tenham sido uma parte da cultura de jogos eletrônicos, as competições têm tido um grande aumento de popularidade nos últimos anos. Enquanto as competições antes do ano 2000 foram em grande parte entre amadores, a proliferação de competições profissionais e a crescente audiência fez surgir um número significativo de jogadores profissionais e equipes. Nesse sentido muitos desenvolvedores de jogos passaram a implementar recursos para facilitar modos competitivos.

A primeira competição esportiva eletrônica que se tem notícia ocorreu na data de 19 de outubro de 1972 para estudantes da Universidade Stanford nos Estados Unidos com o jogo Spacewar. O nome escolhido foi,  “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar”, o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Logo após, em 1980, ocorreu o “Space Invaders Championship”, o campeonato contou com mais de 10 mil participantes espalhados por todo o Estados Unidos da América e foi oficialmente patrocinado pela Atari. O prêmio foi um arcade, da própria Atari, para quem fosse campeão ou campeã, já que quem ganhou o torneio foi Rebecca Heineman. Atualmente, ela trabalha como programadora e desenvolvedora de jogos e é CEO da empresa Olde Skuul.

A partir de 2010 com a popularização do streaming o esporte eletrônico cresceu rapidamente. O Twitch lançado em 2011, um site especializado em transmissões de jogos eletrônicos. League of Legends e DOTA são as competições mais assistidas. Em 2013 o site registrou 4,5 milhões de visualizações durante a competição de DOTA 2 The International.

Essa década ficou marcada também com a grande presença física de espectadores aos eventos e a explosão da audiência. Em 2013 o The International vendeu todos os ingressos no Staples Center em Los Angeles, em 2014 o League of Legends World Championship atraiu 40 mil espectadores no Seul World Cup Stadium na Coreia do Sul. No Brasil, League of Legends atraiu mais de 10.000 torcedores ao Allianz Park, em 2015 e outros 10.000 ao Ginásio do Ibirapuera em 2016.

Cobertura da mídia

A cobertura de jogos eletrônicos é feita hoje, em sua maioria, através da Internet. São poucos os canais que dão alguma atenção a esse gênero. Os jogos são geralmente acompanhados através de narradores, do mesmo modo que é feito nos esportes não eletrônicos. No Brasil, alguns dos principais canais de esporte (BandSports, ESPN Brasil e SporTV) transmitiram eventos de eSports.

 

Quando um evento pode ser considerado eSport

Os eSports atualmente só são considerados como modalidade de competição quando envolvem a disputa entre duas ou mais pessoas, sejam disputas individuais ou em equipe, em partidas que podem tanto acontecer presencialmente ou online.

Além disso, só podemos considerar a modalidade que é executada em partidas sincrônicas, ou seja, que são disputadas pelos mesmos competidores ao mesmo tempo, um contra o outro.

Tipo de games

Historicamente não existia uma definição de quais tipos de games se encaixavam na definição de Esportes Eletrônicos. Mas três categorias principais de games potencializaram o mercado de eSports: jogos de luta, jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) e jogos de estratégia em tempo real (RTS).

Por exemplo, CS: GO, Call Of Duty, League of Legends, Dota 2, Street Fighter são jogos dessas modalidades.

Os jogos com maiores premiações no ano de 2019;

  1. Dota 2 – 216 milhões de dólares
  2. Fortnite – 82,9 milhões de dólares
  3. Counter-Strike: Global Offensive – 82,7 milhões de dólares
  4. League of Legends – 70 milhões de dólares
  5. StarCraft II – 31 milhões de dólares

Apesar de surpreenderem, as maiores premiações do e-Spors que aconteceram até 2019 ainda são só o início de uma revolução no mercado competitivo de esportes eletrônicos.

eSports