Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

EU? HERÓI? 


A Jornada do Herói nos jogos e como ela se assemelha a sua vida

Muitos conhecem os jogos: Legend of Zelda, Super Mario Bros, Resident Evil, GTA… Afinal são jogos famosos e que fizeram (e ainda fazem) parte da vida de muitos gamers. Mas o que eles têm em comum? 

E se eu te disser que todos eles variam do mesmo herói e possuem coisas em comum até com você? 

O antropólogo Joseph Campbell, estudou os mitos, fábulas e contos em todo o mundo e identificou padrões que estão presentes em praticamente todas as trajetórias de heróis em nossa história e denominou como Monomito ou Jornada do Herói em seu livro “O Herói de Mil Faces”, publicado em 1949. 

Mas o que é a Jornada do Herói? Pense na jornada como um ciclo, ela se inicia e termina no mundo do herói, dentro de sua rotina, mas a aventura se dá em um mundo especial, desconhecido e cheio de incertezas, onde, ao longo da jornada, ele passará por momento decisivos em busca de uma grande realização que transformará sua vida por completo. 

A Jornada do Herói é dividida em 3 atos que englobam 12 etapas, as quais o herói deve passar para receber sua maior recompensa. 

01 – Mundo comum Aqui é onde tudo começa! Conhecemos nosso herói e o mundo em que ele vive. 

02 – Chamado à aventura O chamado faz com que o herói deixe sua rotina e parta para a aventura. 

03 – Recusa ao chamado O herói não se sente pronto para assumir as responsabilidades por medo do que está por vir ou até mesmo por algo externo ao herói, a família, amigos, ou algo que ele precise abrir mão para seguir seu chamado. 

04 – Encontro com o Mentor Nosso herói precisa de um empurrãozinho, algo que o encoraje e dê confiança para seguir sua jornada, seja um velhinho simpático, um amigo um animal, um item, uma lembrança ou até mesmo poderes especiais. 

05 – Travessia do umbral O herói finalmente mergulha na sua jornada e adentra o mundo especial, onde se dará a aventura. 

06 – Teste, aliados e inimigos Agora que ele mergulhou na jornada, ele começa a se deparar com diversos desafios e obstáculos menores para testar suas habilidade e o preparar para as maiores provações. É nessa etapa que ele começa a descobrir quem são as pessoas com quem ele pode contar e quem são os seus inimigos. 

07 – Caverna Oculta Agora o herói descansa e se prepara para seu maior desafio (o problema no qual a história gira). Enche o peito de coragem, reúne aliados e vai de encontro com seu maior confronto. 

08 – Provação final O herói não tem mais tempo para treinamentos. É tudo ou nada! A provação final tem significado de transformação, por isso, é comparada com a morte e ressurreição para uma nova vida. Para que ele consiga enfrentá-la ele precisará reunir tudo o que aprendeu durante a sua jornada até aquele momento. 

09 – Recompensa A recompensa simboliza a transformação do herói em uma pessoa mais forte. Pode ser um objeto de valor, libertar alguém querido, uma nova habilidade ou um tesouro. 

10 – O caminho de volta O caminho de volta não oferece perigos e confrontos com inimigos, mas um confronto interno, onde o herói pode se ver diante de uma importante escolha. A escolha entre a realização de um objetivo pessoal ou um bem coletivo maior. 

11 – A Ressurreição O inimigo ressurge quando mais ninguém esperava por isso e bota em risco todos a sua volta. O herói utiliza tudo o que possui para derrotá-lo e assim se transforma. 

12 – A volta com o elixir 

O Herói tem seu retorno vitorioso e recebe o merecido reconhecimento. Nada voltará a ser como era antes. O elixir pode ser apenas a sabedoria, conhecimento, experiência que agora o herói possui e que o ajudará daqui para a frente. 

Mas o que tudo isso tem em comum com você? Todos são ou podem ser heróis! A Jornada do Heróis é espelhada nas dificuldades que qualquer ser humano enfrenta durante a sua vida. O que cativa é a bravura no qual você enfrenta seus medos e inseguranças e busca os objetivos que deseja. Você deixa a sua zona de conforto, enfrenta seus medos, tem uma experiência que o transforma, se recupera e faz isso novamente… Você não enfrenta zumbis, dragões, mas você enfrenta problemas “assustadores” da mesma forma. 

E você, qual desafio está enfrentando agora?

Thays Camargo