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Guia de build Wasteland 3
Geralmente o início de todo RPG, é extremamente complicado pelo fato de ainda não sabermos quais serão as skills mais uteis durante o jogo, ou qual atributo poderá ser usado em momentos cruciais do jogo.
Com Wasteland 3 isso é um pouco diferente, pelo fato de podermos equilibrar as skills e atributos entre os personagens da nossa party, você pode por exemplo especializar um personagem em cura, e o outro em tecnologia, e usufruir das habilidades de cada um quando necessário.
Então quais atributos serão mais importantes em Wasteland 3 no início do jogo? Essa é uma pergunta complexa, pois vai depender muito da forma que você vai escolher jogar.
Logo de início o jogo te dá a opção montar os dois primeiros personagens da sua party, existem algumas duplas já pré-estabelecidas, e isso ajuda quem nunca teve contato com o jogo, pois elas são bem equilibradas, mas para os players que preferem personalizar vamos explicar as skills e atributos iniciais!
WASTELAND 3 Guia de BUILD:
Wasteland 3 não é diferente de outros RPG´s, a cada level que o personagem evolui ele ganha pontos para você distribuir em atributos e skills.
Esses atributos basicamente são a base dos personagens, como força e inteligência, enquanto as skills governam as proficiências como habilidade com armas ou primeiros socorros por exemplo.
Como falamos, você pode fazer um mix entre os personagens da sua party, para especializar cada um em uma skill diferente.
WASTELANDE 3 Atributos:
Existem 7 atributos em Wasteland 3: Coordenação, Sorte, Consciência, Força, Velocidade, Inteligência, Carisma.
Todos são importantes, mas alguns como em todo RPG, são mais que outros.
Para montar seu personagem inicial você recebe 14 pontos de atributo. Com isso você pode já especializar o seu personagem em um atributo específico, o que pode ser bom fazer logo no início, dessa forma você pode depois subir os outros atributos “menos importantes”.
COORDENAÇÃO
Podemos considerar este o atributo mais importante do jogo, pois é ele que determina os seus pontos de ação, que são os responsáveis por quantos movimentos você terá durante a batalha.
Mas dependendo de como você pretende jogar com o personagem, não adianta entupir ele com esse atributo, porque se você decidir que ele irá usar uma arma pesada ou uma sniper por exemplo, provavelmente ele só terá um ataque por turno.
Então pensa em qual tipo de arma você gostaria de usar, pois você pode desperdiçar pontos com coordenação.
Os desenvolvedores, dão a dica das marcas de 2-4-6-8 para Coordenação, porque são os pontos de gargalo para as ações.
Uma recomendação é colocar 4 pontos caso queira usar uma arma pesada ou sniper, entretanto se você quer partir para armas leves e socos, pode ir para 6 pontos.
SORTE
Talvez seja o atributo mais fraco de início no jogo, mas futuramente pode significar a diferença entre ganhar e perder uma batalha.
No início a sorte pode não ser muito atraente porque os percentuais são baixos, mas é um atributo, superinteressante para gastar seus pontos ganhos durante o jogo.
Penetração e chance de acertar críticos, é de estrema relevância.
Tendo em vista que a penetração é colocada contra a classificação de armadura que os personagens têm. Caso uma arma tenha uma penetração menor que a classe da armadura o ataque tem o dano reduzido.
CONSCIÊNCIA
O próximo é consciência, é importantíssimo para aumentar a chance de acerto geral dos personagens, principalmente os que usaram armas de longo alcance.
Outro benefício desse atributo, é que ele mostra pilhagens e armadilhas, que aparecem aleatoriamente, mas muitas vezes durante o jogo.
Caso vá usar armas de longo alcance então coloque pelo menos 3 pontos em consciência.
FORÇA
Força não abrange apenas o dano físico, mas também a constituição do personagem, que é basicamente a saúde.
Como também ganha a cada level, +3 de constituição a cada level.
É um atributo bem importante, e que traz muitos benefícios no end-game.
Os desenvolvedores dão a dica que os personagens devem ter pelo menos 4 de Força ao fim do jogo.
VELOCIDADE
Esse é o atributo mais complicado de entender e explicar.
Ele determina primeiramente a iniciativa do seu personagem, isso é responsável pela chance de reação às emboscadas que acontecem no jogo.
A velocidade de combate permite que o personagem se mova mais utilizando menos pontos de ação.
E a evasão é importante para os personagens que utilizaram armas brancas.
É bom pensar em usar esse atributo para personagens que devem se locomover rápido como os que usaram armas brancas, e o personagem que será encarregado de prestar os primeiros socorros.
Vise atribuir de 3 a 4 pontos para esse tipo personagem.
INTELIGENCIA
Inteligência basicamente é o quanto seu personagem é experto para acertar os pontos críticos dos inimigos.
Com isso em mente é interessante pensar nesse atributo em conjunto com a Sorte, para os personagens de armas brancas e primeiros socorros.
Um ponto interessante, é que para cada 2 pontos gastos em inteligência garante 1 ponto extra de atributo.
CARISMA
Por último temos carisma, que talvez seja o mais subestimado dos atributos.
Podemos considerar ele o atributo do personagem líder.
É interessante caso queira garantir a porcentagem extra de experiência logo no início do jogo.
A taxa de ataque, é o quão rápido os movimentos especiais carregam. Este é um ataque extremamente poderoso, tanto para ataque aos inimigos quanto para buff para a party.
WASTELAND 3 Skills
Temos uma gama bem grande de skills no Wasteland 3, e para quem ainda não jogou é difícil escolher quais pegar.
Da mesma forma dos atributos, é bom sempre ter em mente que as skills também são “compartilhadas” entre todos da party.
Com isso não precisamos ter um personagem com todas as skills, mas sim vários especialistas.
Então podemos deixar skills de fora dos dois personagens iniciais, pois depois os outros personagens vão preencher essas lacunas.
Entrando agora nas skills especificamente, podemos apontar algumas como principais, pois são as mais utilizadas durante o jogo:
- Combat skills
- Kiss Ass
- Hard Ass
- Nerd Stuff
- Explosives
- Lockpicking
- Mechanics
- Animal Whisperer
- First Aid
- Sneaky Shit
- Barter
As Skills são organizadas em 4 grupos:
COMBAT SKILLS – Automatic Weapons, Big guns, Brawling, Melee, Small Arms e Sniper rifles.
Todos os personagens precisam de alguma skill de combat, é aqui que você decide qual tipo de arma seu personagem irá usar!
Tendo isso em mente é importante diversificar entre seus personagens, pois se todos os personagens usarem armas automáticas, você terá problemas para encontrar munição para todos, consequentemente ficará constantemente sem balas!
É sempre bom ter pelo menos um sniper e um melee entre os seus companheiros.
GENERAL SKILLS – Animal Whisperer, Explosives, First Aid, Sneaky Shit, Weird Science
Essa é a segunda mais importante árvore de skills.
Animal Whisperer, é a habilidade que você tem de domar animais e criaturas do jogo, pasmem temos desde gatos com chapéu de cowboy a cabras com duas cabeças.
Explosives, em vários lugares você vai se deparar com armadilhas de explosivos, e para desarmas é necessário ter essa skill.
First Aid, na minha opnião é a mais importante skill, pois ela torna a sua cura mais efetiva, isso é crucial.
Sneaky Shit, ajuda no posicionamento, por exemplo com aquele sniper que você quer colocar atrás dos inimigos, para garantir assim um dano maior.
EXPLORATION SKILLS = Armoou Modding, Lockpicking, Mechanics, Nerd Stuff, Survival, Toaster Repair, Weapon Modding
Essa é a árvore de skill que te garante as habilidades de conseguir e melhorar equipamentos no Wasteland 3.
Armour Modding e Weapon Modding, permite a melhoria dos equipamentos, colocar placas de blindagem nas armaduras ou scope nas armas.
Lockpicking, é a skill que te permite abrir baús e portas que estão fechadas, eu acho que essa vale os seus pontos no início.
Nerd Stuff, te propicia habilidades hackers, permitindo que você passe por computadores e abra portas, outra skill que recomendamos.
Survival, basicamente dá a opção de pular os encontros surpresa que temos no mapa do jogo, ajuda a não ficar enfrentando monstros o tempo todo quando estamos utilizando o veículo.
Mechanics, tem a sua maior uitlidade nos combates que nos deparamos com torretas inimigas, porque podemos quebrar o gerador que dá energia para as torretas.
SOCIAL SKILLS – Barter, Hard Ass, Leadership, Kiss Ass
Barter, além de ser usada em algumas conversas que facilitam o entendimento com os NPC’s, também ajuda na compra e venda de equipamentos.
Hard Ass, como o próprio nome já diz, ajuda a intimidar os NPC’s, muitas vezes evitando lutas desnecessárias.
Leadership, é intimamente ligada ao personagem que decidirmos colocar com carisma, e basicamente só será usada nesse personagem.
Kiss Ass, ao contrario do que o nome pode levar a pensa, ela é mais como a skill de Conversa dos outros RPG’s, e é MUITO usada em Wasteland 3, praticamente em todas as conversas com NPC’s em momentos importantes do jogo tem uma linha para essa skill ser usada!
Bom essas são as dicas dos Atributos e Skills de Wastelande 3, é importante pensar em qual linha você quer seguir no seu jogo, e sempre ter em mente que os atributos e skills dos personagens são complementares entre eles, então especialize cada um dos 6 da sua party para uma gama de skills e atributos diferente.
E o mais importante se divirta e crie combinações diferentes.