Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

Jogos via Stream


Os serviços de jogos via stream, já vem a um tempo rondando a indústria de games.

Já existiram várias propostas, que utilizaram desde browser na web à programas próprios.

Mas nos últimos tempos, com a entrada de grandes players nesse mercado, essa nova forma de jogar parece estar mais perto!

Principais Plataformas no mercado

Hoje no mercado estão disponíveis uma série de plataformas.

As principais são:

  • XCloud
  • Luna
  • Stadia

Essas são todas de grandes empresas de informática, como Microsoft, Amazon e Google respectivamente.

Entre elas existem algumas diferenças, entretanto a premissa é a mesma, disponibilizar jogos sem um console ou uma máquina super poderosa.

Stadia

A proposta da Google, pode ser considerada a precursora.

Foi lançado no ano de 2019, durante a Game Developers Conference.

Através do Google Chrome, Chromecast e outras plataformas Android, o jogador tem a possibilidade de usufruir de diversos jogos AAA diretamente via internet.

O Google utiliza de processamento em nuvem, como se fosse o console, e isso é transmitido via internet.

Tendo também disponibilizado o controle do Stadia, a empresa objetiva criar a experiencia mais próxima possível dos consoles.

O Stadia conta com uma biblioteca razoável de jogos.

XCloud

Noutra ponta temos a Microsoft, que foi lançado em 15 de setembro de 2020.

Logo de partida o XCloud já contava com 150 jogos, praticamente todos os jogos disponibilizados no Games Pass.

A Microsoft também se comprometeu a lançar todos os jogos FirstParty no day one.

De inicio o XCloud não tinha data de lançamento para o Brasil, entretanto com o lançamento do Xbox Serie X/S, foi anunciado o lançamento em terras tupiniquins para o ano de 2021.

O maior objetivo da Microsoft com o Xcloud é alcançar mercados que são de difícil acesso, possibilitando que os jogadores joguem em qualquer aparelho com conexão.

Luna

A alguns anos a gigante Amazon vem se aventurando no mundo dos jogos!

Seu novo passo foi o anúncio do Luna em 24 de setembro de 2020.

Contando com uma biblioteca de 100 jogos ao preço de $5,99 por mês, a Amazon busca competir contra os outros dois grandes players.

O serviço será provido pelos servidores da Amazon o AWS, já é um grande conhecido do pessoal de TI. Considerado um dos maiores e melhor serviços de nuvem do mercado.

Serviços de Stream e Apple

No início do ano de 2020 a gigante Apple, acabou no meio de um grande problema com a Epic, na disputa estava a Epic de um lado acusando a Apple de praticas abusivas de mercado e monopólio.

Entretanto do outro lado estava a Apple acusando a Epic de bular o código de conduta para a publicação de conteúdo na AppleStore.

Bem como a Microsoft também se viu impossibilitada de lançar o XCloud para os aparelhos da Apple, pelo fato de que a Appler não aceitava o Stream de jogos.

No entanto a Amazon no lançamento, apresentou uma “burlada” ao sistema da Apple, no qual ela disponibiliza o serviço diretamente pelo browser.

Logo após a Microsoft também anunciou que iria utilizar uma abordagem parecida para os donos de aparelhos da Apple.

Dúvidas sobre o Stream de Jogos

Nós aqui da Engage ainda não tivemos a oportunidade de testar pessoalmente os serviços de stream de jogos.

Contudo estamos esperançosos que este modelo seja difundido, dessa forma possibilitando que mais e mais pessoas possam entrar nesse universo maravilhoso dos games.

Por outro lado existem as dúvidas em relação a tempo de resposta e lag que esses sistemas proporcionam.

Mas existem vários relatos na internet, que apesar de dar para perceber em alguns momentos esse lag, é uma opção muito valida principalmente para jogos casuais.

Que imaginem naquele momento que estamos sentados na sala de espera do médico, termos a possibilidade de dar uma jogatina pra matar o tempo de espera!

Conclusão

Ainda falta um tempo para o Stream de jogos se tornar uma forma difundida de jogar!

Mas definitivamente estamos cada vez mais próximos desse futuro.

Com a evolução das conexões de internet, e sua popularização nos últimos tempos, essa forma de chegar aos jogos se tornará a principal para muitas pessoas, principalmente quem não tem poder aquisitivo para comprar um PC ou console!