Lucrativos e plurais, games trazem oportunidades para marcas
Dados mostram projeções bilionárias de receita para 2021 e uma comunidade cada vez maior de jogadores e espectadores de streamings e vídeos.
O novo
Esqueça aquela imagem do garoto adolescente apertando freneticamente os botões de um controle de console! Quando falamos dos gamers, a diversidade de perfis também entra no jogo – principalmente quando pensamos nos chamados jogadores casuais. Dados recentes são acompanhados da sensação agradável de surpresa. Afinal, é delicioso – e, convenhamos, muito interessante para a publicidade e comunicação – ver a variedade de gêneros, idades, composições familiares e até mesmo do comportamento de consumo dessa galera que aperta o start.
Grande parte da comunidade gamer ainda disputa suas partidas diárias nos consoles (15%) e computadores (19,5%), mas essa diversificação de perfil foi em grande parte impactada por esse aparelho aí no seu bolso, o smartphone (40,8%). A acessibilidade e a praticidade de jogar no seu dispositivo mobile, além da gama de jogos cada vez mais interessantes e bem desenvolvidos, é um grande atrativo que impulsiona essa porcentagem cada vez mais pra cima.
O grande mercado
No Brasil e no mundo, as cifras relacionadas a esse universo são grandes demais para passarem despercebidas. Somente em 2020, o setor teve uma receita de mais de R$ 660 bilhões. Para 2021, as previsões são ainda maiores e apontam montantes de mais de R$ 750 bilhões.
Toda essa grana representa grandes oportunidades para marcas, não só as de tecnologia. Afinal, como seres humanos, os gamers também comem, bebem, compram carros, perfumes, roupas, possuem conta em banco, utilizam plataformas de delivery e de transporte individual.
Ainda segundo a Pesquisa Game Brasil 2021, nomes como O Boticário (72,5%), Coca-Cola (82,9%), iFood (81%), Uber (79,3%) e Mastercard (73,3) são os mais lembrados e consumidos por esse público. Note que nenhuma delas é exclusiva do mundo gamer.
Ainda assim, há até mesmo possibilidades de entrar no universo do jogo com ações e eventos mega envolventes. A apresentação do rapper Travis Scott no game Fortnite, por exemplo, reuniu 12,3 milhões de jogadores simultâneos e mais de 160 milhões em vídeos de react.
Imagina a sua marca ali?!
E obviamente, além de quem joga, temos que pensar em quem assiste! Afinal, cerca de 1,2 bilhões de pessoas gastaram horas a fio assistindo streaming ou vídeos sobre games – um tipo de conteúdo que movimentou cerca de R$ 48 bilhões em 2020.
Somadas, as plataformas dedicadas contabilizam mais de 1 trilhão de minutos assistidos. Somente a Twitch, a queridinha desse público, reúne mais de 30 milhões de acessos diários e mais de 7 milhões de streamers ativos mensalmente.