Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

Microsoft se despediu dos consoles Xbox One no final de 2020


Esta linha de consoles foi substituída pelo novo Xbox Series X|S, lançado em novembro de 2021.

A Microsoft suspendeu discretamente a fabricação de todos os consoles Xbox One no final de 2020, revelou recentemente a empresa.

Microsoft se despidió de las consolas Xbox One a finales de 2020 - Xbox Series X

Como noticiado pelo The Verge, a Microsoft revelou essa informação através de um comunicado: “Para focar na produção do Xbox Series X/ S, paramos toda a produção dos consoles Xbox One no final de 2020”, lê-se na carta.

A empresa anunciou que havia cessado a produção de todos os consoles digitais Xbox One X e Xbox One S. Poucos meses antes do lançamento de sua próxima geração em 2020. No entanto, os comentários mais recentes da Microsoft indicam que ele também parou de fabricar a versão Xbox One S com leitor de disco, apenas alguns meses depois.

Análise Arkade: testamos o Xbox One X, o console mais poderoso do mundo

Falta de peças ajudou na decisão:

É possível que o foco total na produção de consoles Xbox Series X/S tenha ajudado a aliviar os problemas de fornecimento da Microsoft. Em meio à escassez global de peças que está afetando todo o mundo da tecnologia.

Esta notícia vem logo após ser relatado que a Sony vai produzir mais consoles PlayStation 4 do que o planejado inicialmente. A empresa tinha planejado interromper a produção do PS4 até o final de 2021. No entanto, a contínua escassez do PlayStation 5 parece ter levado a gigante da tecnologia a continuar fazendo seu console de geração anterior por mais um tempo.

Como a Bloomberg relatou, a decisão teria sido tomada porque “o console mais antigo usa chips menos avançados. É mais simples de fabricar e oferece uma alternativa econômica ao PS5”. No total, espera-se que mais um milhão de consoles PS4 sejam produzidos devido a este problema. O relatório disse que um trabalhador da Sony, que pediu para permanecer anônimo, disse que a estratégia visa “preencher a lacuna de oferta e manter os jogadores dentro do ecossistema PlayStation”.

xbox_one

Desta forma, encaminha-se o fim da geração One, pois parando a produção, para-se também a crescente em usuários de Xbox One. Assim sendo, ficando menos atrativo para empresas criarem jogos para este ambiente já antigo. Apesar que a base já formada seja, de fato enorme. Caberá o tempo, nos revelar, quando vamos realmente deixar de ver jogos novos nos consoles velhos.