Nintendo e PlayStation suspendem vendas na Rússia por causa da guerra na Ucrânia
A Nintendo e a divisão PlayStation da Sony decidiram interromper a venda de seus produtos na Rússia.
A suspensão
A Nintendo e Sony anunciaram a suspensão das vendas dos seus consoles na Rússia. Com isso, junta-se ao grupo de multinacionais que abandonam o mercado do país como resposta à invasão bélica à Ucrânia.
Anteriormente, a Microsoft havia anunciado a suspensão das vendas do Xbox em território russo, sendo a primeira das três gigantes dos games a tomar tal decisão.
Com isso, as desenvolvedoras de jogos se juntam ao grupo de mais de 45 empresas que romperam sua relação com o país, incluindo Apple, Disney e Adidas.
Um porta-voz da PlayStation comunicou que a Sony decidiu suspender todas as remessas de console e jogos que iria para a Rússia, incluindo Gran Turismo 7, título recém-lançado para a plataforma. Além disso, a PlayStation Store (PS Store) ficará indisponível no território.
“A Sony Interactive Entertainment (SIE) se une à comunidade global pedindo paz na Ucrânia”
Sony faz doação
Dessa forma, foram US$ 2 milhões para auxiliar o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e o Save the Children com o objetivo de apoiar a causa. Além de cancelar o envio de produtos e bloquear seus serviços.
Sony representa um dos movimentos mais significativos da industria até o momento
A Sony possui a maior fatia de mercado de consoles na Rússia de acordo com especialistas do setor.
Além disso, o ministro digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, chegou a pedir para a Microsoft e a Sony para bloquearem todas as contas russas e bielorrussas.
Nintendo cita problemas logísticos para suspender de vendas na Rússia
A Nintendo disse que pretendia suspender todas as suas remessas de produtos para a Rússia. De acordo com a empresa, o motivo foi devido a volatilidade considerável em torno da logística de remessa e distribuição de mercadorias físicas.