Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

O futuro do Entretenimento e Stream


Uma dúvida intrigante é qual seria o futuro da comunidade crescente de stream?

Emmett Shear, um dos fundadores e CEO do Twitch, apresenta em seu TED, uma visão interessante sobre a sua visão de futuro para essa comunidade.

 

Como eram as comunidades

Em um passado não muito distante, quando as mídias eram ainda muito caras para serem populares, em alguns cafés de Viena na Áustria, as pessoas compravam alguns jornais e se reuniam para leituras e trocas de ideias.

Quando do começo das TVs a cabo, essa era uma mídia extremamente cara e elitizada, então as pessoas se reuniam em bares para assistir aos jogos.

Mas com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, as mídias se popularizaram e mais baratas.

Então as pessoas passaram a consumi-las de forma individual e sozinhas no conforto de suas casas, chegando ao ponto de em uma mesma casa duas pessoas poderem acessar o mesmo veículo de entretenimento mas estarem consumindo conteúdos completamente distintos.

Stream uma nova forma de mídia

E nesse contexto surgiram algumas plataformas que não apenas reproduziam seus conteúdos em uma única via, onde o receptor apenas recebe a informação.

Hoje existem plataformas de stream, como Twitch, Youtube, Facebook, nos quais os streamers, interagem com a sua audiência, criando assim uma comunidade.

Para pessoas mais velhas (como eu), pode soar estranho pensar sobre o porque algumas pessoas assistiriam a outras jogarem videogame, mas se pararmos para pensar, basicamente é a mesma relação que temos quando assistimos a um jogo de futebol, nós assistimos a pessoas jogando futebol por gostarmos do esporte.

Da mesma forma as pessoas que tem interesse por um certa atividade, irão achar interessante assistir outras pessoas realizando aquela atividade.

Tanto isso é verdade, que existem canais de Twitch de assuntos bem distintos, como solda, política, culinária entre vários outros.

O futuro do entretenimento

Pode parecer uma aposta muita ousada, mas Emmett Shear acredita que o futuro do entretenimento está no stream.

Recentemente o Twitch fez um acordo com a NFL, para transmitir alguns jogos de futebol americano.

Mas o interessante é que não foram comentaristas esportivos profissionais que realizaram as transmissões, mas sim os próprios Streamers comuns da plataforma.

Em um momento de sua apresentação, Shear convida o streamer CohhCarnage e é interessante notar que na transmissão tinham mais de 6.000 pessoas, provavelmente mais do que no auditório do TED.

Nessa participação Emmett pede para que Cohh pergunte para o pessoal do chat, sobre o que eles mais gostam na comunidade, nesse momentos o chat viram uma loucura, centenas de mensagens, mas algumas chamam a atenção como:

  • Vibe da comunidade
  • Nos ajudam a passar por momentos difíceis
  • Comunidade positiva

Essa troca de experiencias que existe em transmissões de stream, no geral são positivas, pois não somos mais apenas receptores de informação, podemos ao vivo comentar e interagir com os comunicadores, podendo até mesmo virarmos os próprios comunicadores.

Uma das analogias interessantes, é que os sofás dos streamers estão cheios de companheiros, pois juntos streamer e espectadores compartilham momentos.

Não podemos cravar que esse é o futuro, mas a sensação de participar de uma comunidade, a interação, a conexão, compartilhamento, entre outros atributos, tornam essa mídia tão fascinante e inovadora.

Não seria um mundo tão ruim imaginar um lugar onde alem de receber informações nos pudéssemos interagir em tempo real.

comunidade stream