Oficial! Microsoft compra a Activision Blizzard
Em um movimento incrível de mercado, a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard, expandindo ainda mais seu império.
A aquisição
Aquisição está em fase final e rumores indicam que o valor é de aproximadamente 70 bilhões de dólares.
Surpreendendo o mundo, a Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard, expandindo ainda mais o seu império em crescimento ininterrupto. Chegando como uma bomba na indústria dos videogames, a notícia é acompanhada novamente por polêmicas e discussões, principalmente com o surgimento de dúvidas a respeito de possível exclusividade de franquias famosas para Xbox.
Desde então, a companhia cresceu de forma surpreendente e foi a responsável pela produção de diversos títulos de sucesso. Se hoje ela é lembrada por games imensos como Call of Duty e World of Warcraft, no passado ela também produziu séries como Tony Hawk’s Pro Skater, Guitar Hero, Skylanders e diversas adaptações de franquias como Spider-Man e Transformers.
A fama e o grande catálogo de propriedades intelectuais fizeram com que o negócio não fosse barato: segundo o The Wall Street Journal.
Microsoft reforça posição como grande nome do mercado
Enquanto muita coisa deve mudar na Activision Blizzard nos próximos meses, é fácil ver como a companhia se encaixa nos planos da Microsoft. Desde 2018 ela trabalha na aquisição de desenvolvedoras para fortalecer seu Xbox Game Studios, que tem como marca principal combinar jogos com grandes variedades de tamanhos e estilos de gameplay.
Nomes como a Rare e a Mojang já faziam parte da empresa de longa data, mas é possível dizer que 2018 foi o ano em que a estratégia unificada da corporação tomou forma. Foi nessa época que nomes como Obsidian, Undead Labs, Inxile, Ninja Theory, The Initiative e Compulsion Games se juntaram aos estúdios internos do Xbox.
Pouco depois, a Microsoft também adquiriu a Double Fine Productions, conhecida por produções como Psychonauts e Broken Age. Com autonomia interna para funcionar, cada um desses estúdios se provou uma peça importante para a consolidação do Game Pass. Sendo assim, garantindo que o sistema de assinaturas para Xbox e PC seria alimentado constantemente por uma seleção de games vasta e variada.
Em 2021, foi a vez de a Microsoft alçar voos mais altos com a aquisição da Bethesda. Conhecida por séries como The Elders Scrolls, Fallout e Doom, ela fortaleceu a biblioteca de jogos de tiro, RPGs e simulações imersivas de sua nova dona.
Xbox Game Pass fortalecido
A aquisição fortalece o Xbox Game Pass. Com isso, terá ainda mais títulos de peso em seu catálogo, incluindo jogos que chegarão ao serviço como o famoso “day one”, ou seja, no dia de lançamento.
Assim como a Microsoft já afirmou que fará com títulos da Bethesda, é possível afirmar que os futuros lançamentos da Activision Blizzard serão exclusivos da Microsoft.
A partir de agora, títulos como os da franquia Call of Duty provavelmente ficarão disponíveis no Game Pass. Enquanto os futuros lançamentos não chegarão no PlayStation.
Confira;