Blog

Tudo que achamos importante compartilhar com vocês está aqui! ;)

Xbox Cloud Gaming – Análise (parte-1)


Xbox Cloud Gaming – Catálogo e Interface

Xbox Cloud Gaming está atualmente, disponível através de um aplicativo, para Android, bem como PCs windows 10 e dispositivos Apple via Microsoft Edge, Chrome ou Safari. Embora tenha começado como um serviço relativamente limitado, com suporte mínimo à plataforma, ele é rapidamente estendido para uma variedade aceitável de plataformas. Dito isto, a Microsoft tem planos para que o serviço chegue às TVs (Xbox) através de uma próxima atualização, bem como integração direta dentro de smart TVs.

O suporte móvel nativo do Xbox Cloud Gaming é limitado ao Android devido a disputas comerciais entre Apple e Microsoft, mas testamos o serviço extensivamente em dispositivos Apple graças ao suporte ao navegador.

Embora ainda pareça bastante instável – com problemas de latência de áudio e compatibilidade com joysticks – também é incrível ver o Master Chief no seu iPhone. E embora não seja anunciado em seu site, usando Edge, Chrome e até mesmo Safari no Mac também funcionou, pelo menos durante nossos testes. Esta é uma funcionalidade, bastante impressionante, para deixar de fora o seu marketing, e eu posso facilmente ver este sendo um dos melhores casos de uso que existe para o GamePass.

É uma página simples e bem projetada – há um carrossel rotativo de conteúdo, em destaque, na parte superior e blocos na parte inferior. Esses armários, designam jogos recentemente jogados, recentemente adicionados, jogos populares e jogos otimizados para tela sensível ao toque. Simples, porém funcional. Em segundos, eu poderia encontrar o que eu estava procurando e começar um jogo.

A variedade de games para escolher é surpreendentemente grande. Perto do seu lançamento original, contei 182 jogos. Agora, há 267 disponíveis para streaming na Cloud Gaming, de um total de 385 disponíveis no Game Pass como um todo. Existem alguns jogos de grande nome, disponíveis, como Doom Eternal, The Master Chief Collection, Halo 5 e Gears 5, e esta lista está crescendo impressionantemente rápido. Jogos como MLB The Show 21, Control e Outriders, foram adicionados nos meses desde o lançamento.

Ainda assim, grande parte do catálogo é composta por hits mais antigos e indies, muitos dos quais, são relativamente desconhecidos.

O Xbox prometeu uma série de blockbusters de primeira parte, que chegam ao Game Pass no mesmo dia do lançamento do console, mas não está totalmente claro se todos esses jogos, também serão jogáveis, via Cloud Gaming.

O catálogo do Game Pass é dividido entre PC, Console e Cloud. Atualmente, jogos exclusivos para PC não estão disponíveis para streaming (embora seja algo em que a Microsoft esteja trabalhando) e até recentemente o catálogo do Console, era idêntico ao catálogo da Cloud. Já jogos como FIFA 21, Dragon Quest Builders 2, e até mesmo o Xbox-exclusive The Medium estão ausentes do catálogo da nuvem. Ainda assim, as ofertas de nuvem são de botar respeito em qualquer concorrente, passando por quase todos os gêneros, assim agradando a maioria dos jogadores.

Colocar um jogo em seu histórico, recém-jogado, seu início é quase instantâneo. Enquanto rodar um novo jogo, exibe a página do produto, completa com capturas de tela.

No Android, uma vez que você está dentro do jogo, as configurações e opções são elegantemente escondidas. Tocar na tela, traz uma pequena sobreposição no canto superior esquerdo da tela, com uma elipses microscópica e um botão Xbox. O botão Xbox traz o menu guia familiar, permitindo que você veja amigos online, inicie um chat, aceite convites ou veja suas conquistas. Tocar nas elipses, traz um menu específico do Cloud Gaming, permitindo que você silencie ou desmute seu microfone, forneça feedback para o Xbox ou saia do jogo. (Deslizar duas vezes, da parte superior ou inferior da tela, também permite que você deixe o jogo.)

No entanto, nos navegadores do Windows 10 e dispositivos Apple, os ícones do Xbox e das elipses, estão sempre na tela. Qualquer dispositivo moderno para iOS ou iPadOS torna a experiência ainda pior, incluindo também a barra de deslizamento na tela o tempo todo.

No celular, o Xbox Cloud Gaming lida com bate-papo por voz, de uma maneira bastante inteligente, permitindo que você converse com amigos, usando o microfone já no seu telefone. Infelizmente, sem fones de ouvido, seus amigos e colegas de equipe ouvirão ecos sem fim. Não encontrei nenhuma maneira de desligar o áudio do jogo, enquanto mantinha meu bate-papo ligado. O que significa que a única maneira prática de jogar jogos multiplayer, era com um fone de ouvido.

Há uma série de jogos otimizados para telas sensíveis ao toque. Muitos desses jogos já estão no telefone.

Há jogos como Dead Cells, Slay the Spire, Streets of Rage 4, Hellblade, Minecraft Dungeons e Tell Me Why. Esses jogos utilizam touchpads na tela, que você pode mover, configurar e personalizar para qualquer telefone de tamanho que você tenha. Fazer isso é um toque intuitivo, e a primeira vez que eu carreguei, vários dos botões estavam tão longe da tela, que eu não tinha ideia de que eles existiam. Mas, uma vez que eu descobri, eu era capaz de jogar alguns jogos, sem muitos problemas, além dos óbvios como: sem feedback tátil, meus dedos cobrindo metade da tela. Mesmo assim, é uma maneira viável de fazer login para recompensas diárias ou outras coisas.

OBS.: continua na próxima matéria!