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Xbox Cloud Gaming – Análise (parte-2)


Xbox Cloud Gaming – Performance & Latência

É importante avisar que, ao usar o Cloud Gaming (e todos os outros serviços de streaming de jogos disponíveis). Sua conexão com a internet é o determinante único e impiedosamente exigente, para que sua jogatina seja fluida e satisfatória.

Suponhamos que você esteja em algum interiorzão do país, com uma conexão de internet ruim.

Nesse caso, não há realmente nada que você possa fazer, para alcançar até mesmo uma experiência de jogo aceitável, só se você comprar, um satélite e apontá-lo para sua sala de estar. Mas à medida que o 5G se espalha pelo país, as velocidades necessárias se tornarão disponíveis, cada vez mais.

Xbox Cloud Gaming requer, pelo menos, velocidades de download de 10Mbps e recomenda uma conexão WiFi de 5GHz. Esse tipo de largura de banda não é típico, mesmo em Goiânia e capitais brasileiras, então eu também tentei usando uma conexão WiFi mais lenta (mas ainda adequada), bem como uma conexão muito mais distante do roteador.

E a boa notícia, é que as conexões eram todas muito estáveis. Uma vez que um jogo começou, nunca aconteceu de cair. Mas verificar uma mensagem de texto, ou aumentar o brilho, ou qualquer coisa que exigisse que eu deixasse o jogo, muitas vezes voltava para a tela de carregamento.

E, infelizmente, o carregamento leva muito tempo – embora tenha melhorado muito à medida que o serviço amadureceu. Por exemplo, há vários meses, eu medi que halo 5 levou 37 segundos para carregar. Hoje, levou pouco menos de 17 segundos.

A fidelidade gráfica e o tamanho do jogo não parecem ser determinante para a demora do carregamento, com jogos menores (possivelmente menos sob demanda) às vezes levando mais tempo ainda. Celeste levou 20 segundos para carregar, enquanto Slay the Spire levou 25 segundos para carregar. Que é, novamente, uma melhoria acentuada, de onde começou. Celeste tinha levado 47 segundos quando a Cloud Gaming foi lançada em telefones Android e IOS, e Slay the Spire tinha cronometrado em um impressionante 52 segundos.

Sua conexão com a internet é o determinante único, para sua experiência ser satisfatória.

Mas em algumas ocasiões, a tela de carregamento não passa. Esperei mais de quatro minutos para Guacamelee 2 abrir e mais de seis minutos para arrancar Ori da sua toca. Nenhum deles abriu.

Onde a única opção é fechar o jogo e reinicia-lo. Depois de sair do Ori, da próxima vez que abri o jogo, ele iniciou normalmente. Nada sobre o serviço me dissuadiu mais, que essas telas de carregamento infinito.

Uma vez no jogo, minha experiência jogando foi mista. Joguei quase todos os jogos em que me interessei, incluindo Forza, Halo 5, Ori e the Blind Forest, a Master Chief Collection, e Absolver, entre muitos, muitos mais. No celular, os controles sempre pareciam registrar relativamente aceitável. Estou acostumado a um certo nível de latência quase imperceptível durante o streaming, o jogo ainda parecia reconhecer minhas entradas com um certo delay.

O Xbox sabendo disso, licenciou vários híbridos de controle telefônico, incluindo o Razer Kishi e o Backbone One.

Com a minha conexão de 1.000 Mbps para baixo, ambos os esquemas de controle estavam perto de impecáveis, sem latência discernível quando perto do roteador. Com um pouco de distância, no entanto, eu podia sentir aquela imprecisão, quase insignificante que vem com jogos de streaming. De vez em quando, uma pequena linha atravessaria a tela, movendo pixels sempre tão ligeiramente para acompanhar a ação.

Também tive uma série de problemas em conectar controles de última geração aos dispositivos apple. Com a atualização 14.5 do iOS, os controladores da Série Xbox agora podem emparelhar através do bluetooth – mas, na prática, conectar-se a dispositivos iOS ainda pode ser um pouco problemático. Esses problemas de conexão certamente serão resolvidos à medida que os jogos do Xbox Cloud no iOS saem do beta limitado e a Apple libera suas próprias atualizações.

Embora o suporte ao navegador ainda esteja em beta limitado, também vale a pena ressaltar, que no Mac e no Windows 10, eu tive uma série de problemas. O corte de áudio e jogabilidade era frequente, e em um ponto meu computador parou de registrar entradas do controlador. Em muitos aspectos, seu telefone é o pior lugar para jogar esses jogos devido à pequena tela e à constante enxurrada de notificações que requerem sua atenção, por isso estou ansioso para continuar testando jogos em nuvem em navegadores – especialmente à medida que as melhorias de estabilidade, continuam a ser implementadas. Também vale a pena notar que, um controlador é necessário para jogar via navegador. Mouse e teclado não são suportados – mesmo no caso de jogos que têm uma versão para PC – pois é a versão do console que está sendo transmitida.

Xbox Cloud Gaming – Uso da largura de banda

Todos os serviços de streaming de jogos vão comer toneladas de dados, mas o Xbox Cloud Gaming usou muito menos do que esperávamos. Ao contrário do Stadia, que queimou 6.2GBs em 30 minutos de jogatina. Já na plataforma xbox, foram gastos bem menos, 1.3GBs.

Isso porque, ao contrário do alvo 4K do Stadia, até recentemente o Xbox Cloud Gaming visava apenas uma resolução de 720p – mas agora tem resoluções de 1080p, com até 60fps. Isso pode ser uma decepção para os aficionados por resolução, mas seu limite de dados lhe agradecerá.

Veredicto

Assim como o Netflix de 1998, o Xbox Cloud Gaming tem imensa promessa. Mas ao contrário do pré-Millenium Netflix, o Xbox Cloud Gaming tem concorrência real. Obstáculos técnicos de última geração amortecem alguns dos brilhos do Xbox Cloud Gaming. Mas não posso deixar de pensar, como é milagroso, que as pessoas não precisem mais de um PC ou Xbox. Podendo transmitir um catálogo tão imenso e brilhante de jogos.